«O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus»
Santo Cura d’Ars
No dia 19 de junho de 2009, durante a solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus – dia dedicado à oração pela santificação do clero – e por ocasião do 150º aniversário do Santo Cura D’Ars, foi proclamado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, a abertura do Ano Sacerdotal que convoca a todos a intensificarem suas orações pelos padres e para que estes se empenhem na busca pela renovação interior de forma que seu testemunho evangélico seja mais vigoroso e incisivo.
Bento XVI, em sua carta proclamativa, pede que evoquemos “com ternura e gratidão o dom imenso que são os sacerdotes não só para a Igreja mas também para a própria humanidade. ” Que lembremos do sacrifício cotidiano, do trabalho árduo, das dificuldades e incompreensões, do “serviço incansável e escondido” e, que mesmo assim, muitos se mantêm “fiéis à sua vocação: a de ‘amigos de Cristo’”. Entretanto, ele não esquece que pela infidelidade de alguns ministros, toda a igreja sofre e com isso, vem os escândalos. O papa nos convoca a mesmo diante desses casos que nos causam repulsa, buscar o conforto naqueles que estão “generosamente empenhados no exercício diário do seu ministério sacerdotal”. Bem como não deixar de “recordar tantos sacerdotes ofendidos na sua dignidade, impedidos na sua missão e, às vezes, mesmo perseguidos até ao supremo testemunho do sangue”.
À Maria, como exemplo de doação e amor a Deus, o papa entrega o Ano Sacerdotal e é com um grande cenáculo que Roma encerrará essa celebração, dia 11 de junho de 2010. Três dias, onde os mais de 7.000 inscritos, dentre eles nosso Arcebispo Dom João Braz de Aviz e alguns padres locais, meditarão sobre a dimensão da conversão permanente da vida sacerdotal e como ela torna eficaz a missão do presbítero. Bem como servirá para “renovar a experiência de um grande cenáculo, como os apóstolos em torno da Virgem Maria, à espera e à escuta do Espírito”, como disse o Secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, que conclui informando que o Papa participará tanto da vigília em preparação à Solinidade do Sagrado Coração de Jesus, na noite de quinta como da missa na sexta-feira onde será encerrado o Ano Sacerdotal, o propósito sacerdotal para este momento é o de “nos reunirmos afetuosamente ao redor de Pedro, para escutarmos sua palavra que, certamente, saberá ampliar nossos horizontes e mostrar a grandeza do viver e agir da Igreja e dos sacerdotes”.
«No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo» (Jo 16, 33).
“Amados sacerdotes, Cristo conta convosco.” Papa Bento XVI
(escrevi para o jornal da PARÓQUIA SÃO GABRIEL ARCANJO - Recanto das Emas - DF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário